Dicas para um bom Algoritmo - Studium Focus
Headlines News :
mas template
Home » » Dicas para um bom Algoritmo

Dicas para um bom Algoritmo

Written By Anônimo on domingo, 28 de maio de 2017 | 20:06

Lembrando mais uma vez, o algoritmo é o aperfeiçoamento da lógica, é a sequência ordenada de ideias utilizadas para solucionar problemas ou melhorar soluções. É finito, deve ter um começo, meio e fim.
O algoritmo deve ser escrito de maneira independente de linguagem de programação, isto é, deve ser capaz de codificá-lo em qualquer linguagem. É a representação da solução em uma forma organizada, escrito através do português estruturado.

Existem várias formas de representar um algoritmo, mas aqui falaremos do pseudocódigo – português estruturado, um portugol.

Antes de tudo, o algoritmo deve ter uma finalidade e ser possível de realizá-lo.

Na lógica, não tem muito um passo-a-passo, mas as dicas abaixo podem ajudar na elaboração de ideias mais concretas e soluções mais eficientes:

  1. Ler atentamente o enunciado destacando os pontos importantes. É preciso ficar clara a ideia do algoritmo, o que ele determina fazer;
  2. Separar os dados que deverão ser digitados e os que já foram fornecidos;
  3. Compreender o que é proposto para desenvolver o processamento e chegar ao resultado esperado;
  4. É preciso enchergar o processamento: se terá cálculos, por exemplo, como resolver isso sem computador? Existe fórmula matemática? Quais serão esses cálculos? É importante enchergar onde a matemática é aplicada;
  5. Definir as variáveis necessárias, com nomes de fácil compreensão;
  6. Começar a escrever o código;
  7. Testar, testar e testar. Simular com valores diferentes várias vezes o mesmo algoritmo, para ter certeza que nenhum teste deixou de ser elaborado. O interpretador JPortugol tem essa responsabilidade;
  8. Com a compreensão da lógica elaborada, compreendida e funcionando, é só codificar em uma linguagem de programação e ter seu programa funcionando…

Essa não é uma fórmula mágica e nem a certeza que o código será escrito perfeito, mas é um bom começo para escrever códigos coerentes e previnir vários erros lógicos comuns de acontecer.

Fonte e créditos: JPortugol
Share this article :

0 comentários:

Fale o que está na sua mente

Diga-nos o que você está pensando ...!

Template Information

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. Studium Focus - All Rights Reserved
Original Design by Creating Website Modified by Adiknya