Histórico da Internet - Studium Focus
Headlines News :
mas template
Home » » Histórico da Internet

Histórico da Internet

Written By Anônimo on terça-feira, 28 de março de 2017 | 11:54

No final da década de 1960, a Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas do Departamento de defesa dos Estados Unidos (ARPA -Departament of Defense's Advanced Reserch Projects Agency), mais tarde chamada de DARPA, começou a consolidar uma rede experimental de computadores de longa distância, denominada ARPANET, que se espalhou pelos estados Unidos. O objetivo original da ARPANET era permitir aos fornecedores do governo compartilhar  caros e também escassos recursos computacionais. Inicialmente, a ARPANET permitia que os laboratórios de pesquisas americanos, Universidade da California (UCLA), em Los Angeles; Universidade de Utah, em Salt Lake City;  Universidade da Califórnia, em Santa Barbara (UCSB); Stanford Research Institute (SRI), em Stanford, trocassem informações. Desde o início, entretanto, usuários da ARPANET também usaram a rede para colaboração. Essa colaboração abrangia desde compartilhamento de arquivos e programas e troca de mensagens via correio eletrônico (email) até desenvolvimento conjunto e pesquisas usando computadores remotamente compartilhados.
O conjunto de protocolos do modelo de referência TCP/IP foi desenvolvido no inicio da década de 1980 e rapidamente se tornou protocolos de rede na ARPANET. A inclusão do conjunto de protocolos sobre o popular sistema operacional BSD Unix (gratuito para universidades) de Berkeley, Na Universidade da Califórnia, foi instrumento de democratização entre as redes. Esse sistema operacional ofereceu às empresas a possibilidade de conectar-se à rede com baixo custo. Muitos dos computadores conectados à ARPANET estavam também conectados a redes locais, de modo que, em pouco tempo, os outros computadores das redes locais também passaram a se comunicar via ARPANET. A rede cresceu, passando de um punhado de computadores a dezenas de milhares de computadores. A ARPANET original tornou-se o backbone (espinha dorsal) de uma confederação de redes locais e regionais baseadas no modelo de  referência TCP/IP. Atualmente essa rede é conhecida como Internet.
Em 1988, entretanto, o DARPA decidiu que o experimento estava terminado. Assim, o Departamento de Defesa começou a desmantelar a ARPANET. Uma outra rede criada pela Fundação Nacional de Ciências (National Science Foindation) e chamada de NSFNET, substitui a ARPANET como backbone. Mesmo mais recentemente, no primeiro semestre de 1995, a internet sofreu uma transição do uso da NSFNET como backbone para usar múltiplos backbones comerciais, passandoa trafegar seus dados sobre linhas de longa distância da MCI, Sprint e antigas redes comerciais, como PSINet e Alternet.
A figura abaixo apresenta a topologia física da internet, a qual é constituída por uma série de redes menores, interligadas por roteadores, funcionando logicamente como uma única rede.

Share this article :

0 comentários:

Fale o que está na sua mente

Diga-nos o que você está pensando ...!

Template Information

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. Studium Focus - All Rights Reserved
Original Design by Creating Website Modified by Adiknya